Os tipos mais conhecidos de chocolates são amargo, ao leite e branco, desses com certeza você tem o seu favorito e qual será a diferença entre eles?
Começando pelo chocolate amargo, ele é o tipo de chocolate que mais possuí sólidos de cacau, nas barras encontradas hoje nos mercados ele tem uma variação de 30% a 70% de cacau, com 30% sendo o meio amargo (mais comum) e com mais de 50% sendo amargo, esse ultimo geralmente encontrado em lojas especializadas em chocolate.
O queridinho da grande maioria, o chocolate ao leite, tem o sabor mais doce e uma coloração um pouco mais suave. Possuí um teor de leite e açúcar maior que o amargo. Esse provavelmente é o seu favorito!
Já o polemico chocolate branco, que sim, é chocolate igual aos outros tipos! Apesar de não possuir em sua composição os sólidos de cacau que dão cor marrom aos chocolates, ele tem manteiga de cacau (+ de 20%) que possuí um sabor mais suave de cacau em comparação com os sólidos. Importante lembrar que existe uma lei em nosso país que regulariza os chocolates e nela diz que para o chocolate branco é necessário ao menos 20% de manteiga de cacau e 14% de leite em pó.
Mas recentemente (em 2017) tivemos o lançamento do chocolate ruby pela callebaut, com um sabor mais frutado, trazendo mais um tipo de chocolate para a nossa mesa, ao contrario do que você pode imaginar, o chocolate ruby tem sua cor rosa natural. Produzido a partir do cacau rubi que tem coloração avermelhada.